Guarda Municipal desempenha trabalho preventivo e protetivo à população de Bayeux; conheça os serviços

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Coordecom em 17/08/2018 às 10:30



A Guarda Municipal de Bayeux, desde abril de 2006, ano de sua criação, vem desenvolvendo um trabalho de atuação preventiva permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais.

A Guarda Civil Municipal, liderada pelo comandante Ubiratan Nascimento Andrade, desempenha um papal fundamental para prevenção de fatos ilícitos, nesse sentido, contribui com a paz social, colaborando para redução da violência e da criminalidade, seguindo a legislação. 

Com um efetivo que conta atualmente com 69 agentes ativos, a Guarda Municipal presta total assistência à população, através do Grupo de Apoio ao Policiamento Comunitário (GAPC ) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA).

O Grupamento de Apoio ao Policiamento Comunitário trabalha com ações preventivas e de inibição de consumo e venda de drogas, evitando, assim, o aliciamento de jovens para o crime. O grupo realiza rondas nas escolas, creches e PSF’s constantemente. Realiza guarda do patrimônio público como UPA, a sede da Prefeitura Municipal de Bayeux, o Centro Administrativo, e demais órgão, totalizando 10 que são protegidos pelo GAPC.

O GAPC também realiza patrulhamento para inibir a ação de vândalos contra o patrimônio público, garante a segurança dos eventos públicos. Acompanha eventos e ações realizadas na cidade, para a população, através das secretarias da gestão Municipal. 

Já o Grupamento de Defesa Ambiental trabalha com o meio ambiente, apoiando as fiscalizações da vigilância sanitária em ambientes comercias, ao lado da defesa civil tanto na fiscalização de áreas de risco, como em atendimentos de emergência e urgência nas comunidades em caso de sinistro. 

Desenvolve um trabalho junto a zoonoses para resgate e captura de animais doentes.Tem uma trabalho constante na fiscalização e proteção do Parque Estadual Mata do Xem-xem. Coibi a caça predatória do Caranguejo Uça no período de defeso. 

Protege o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas. Junto com a Secretaria do Meio Ambiente fiscaliza pontos comerciais para devida licença ambiental.

Confira as ações da Guarda Municipal no período de janeiro a junho de 2018:

Rondas:

Escolares  - 322
Creches    - 176
PSF         -  211
Ocorrências diversas - 36
Ordens de serviços à comunidade por meio de ofícios do mais diversos segmentos - 124

Tempo

Bayeux

Mín 23ºC
26º
Máx 30ºC
Dado não disponível