Grupamento de Defesa Ambiental realiza ronda preventiva na mata do Xem-Xem e adverte atos de infrações

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Coordecom em 28/08/2018 às 12:01

A Guarda Civil Municipal, através do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), em ações planejadas em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando rondas rotineiras na Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-Xem. As ações são para coibir a deterioração do meio ambiente local.

Na ronda realizada na última segunda-feira (27), o Grupamento de Defesa Ambiental se deparou com um senhor cometendo uma infração ao extrai a serapilheira para fins comerciais. Neste caso, tendo em vista que o infrator foi  pego em flagrante e reparou o dano, foi orientado e advertido quanto as consequências. No caso de reincidência, ele pode sofrer a punição através de multa por extração mineral em área de preservação permanente.

A serrapilheira é uma camada encontrada acima do solo e é formada por restos de folhas, galhos, frutos e demais partes vegetais e animais. Ela pode parecer uma camada sem importância, sendo apenas um “lixo” que as plantas e animais descartam no solo, porém quantidades significativas de nutrientes podem retornar ao solo através da decomposição desses componentes.

Além disso, ela torna o solo mais estável, diminuindo os efeitos da erosão, funcionando também como isolante térmico e além de reter água no solo.  Outra função importante é abrigar sementes e mudas que podem servir de banco de sementes garantindo a estabilidade do ecossistema. Por isso, a serrapilheira é importante para a preservação do ecossistema da Mata, sendo proibida sua retirada.

Dado não disponível