Coordenadoria de Comunicação Social

Coordenadoria de Comunicação Social
Coordenadoria de Comunicação Social

Coordenadoria de Comunicação Social

Coordenador Geral: Nelson Meira Nóbrega

O QUE FAZ A COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO?

A Coordenação de Comunicação é responsável por planejar, gerenciar e executar projetos e ações de comunicação junto aos diversos públicos da Prefeitura.

A Coordenação de Comunicação:

• Gerencia as relações entre os veículos de comunicação e as secretarias municipais;
• Coordena os processos de produção da informação jornalística;
• Gerencia processos de comunicação institucional, interna e externa;
• Planeja, executa e controla as ações de marketing e as campanhas publicitárias da administração municipal;
• Organiza e acompanha a realização de eventos promovidos pelo governo;

Entre outras funções. A Coordenação de Comunicação estará estruturada em três divisões: Comunicação Institucional, Imprensa e Marketing.

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA GARANTIR O DIREITO À INFORMAÇÃO

As atividades da Coordenação de Comunicação têm como base a política de comunicação voltada para o interesse público. Nossa comunicação estará focada na construção da cidadania, na qual o cidadão não só receberá informações, mas também é ouvido – uma oportunidade para o governo avaliar suas ações e atender às necessidades da população.

É responsável por disponibilizar todas as informações relativas às ações dos diversos setores da administração municipal, de modo amplo e democrático, sem privilegiar fontes, veículos ou emissoras. Para isso, a Coordenação estará constituída de uma equipe de profissionais da área de comunicação social, possibilitando dessa forma a pluralidade e objetividade na elaboração das informações.

Entre as atividades desenvolvidas pela Coordenação de Comunicação estarão a assessoria de imprensa, a comunicação interna, as ações de marketing e fotografia.

Para os veículos de comunicação o portal trará notícias sobre as ações e projetos da Prefeitura, produzido pela equipe de jornalistas da Coordenação de Comunicação.

Já a equipe de marketing será responsável pela criação de peças publicitárias, bem como pela coordenação dos trabalhos das agências de publicidade contratadas pela Prefeitura.

A comunicação com os servidores municipais será feita por meio de Informe on-line e Descanso de Tela.

PORTAL INSTITUCIONAL OFERECERÁ INFORMAÇÕES E SERVIÇOS

O portal institucional da Prefeitura de Bayeux (www.bayeux.pb.gov.br) reunirá informações e serviços dirigidos a quem mora, visita ou exerce atividade econômica na cidade.

Gerenciado pela Coordenação de Comunicação, o portal abrangerá uma sessão de notícias, com atualizações diárias, e conteúdo institucional sobre programas, projetos e ações realizadas pela Prefeitura, também permanentemente atualizado.

Os internautas também poderão, por meio do portal, realizar serviços de consulta online, emitir documentos, dentre outros.

A página oficial da Prefeitura de Bayeux na Internet receberá um projeto de reestruturação da página, ganhará novo design, nova arquitetura de navegação e conteúdos novos e totalmente reformulados.No tocante à arquitetura, adotaremos a navegação por perfil do usuário como estratégia para atender às demandas específicas dos vários tipos de público. 

Com o conteúdo inserido em base de dados, o projeto de reestruturação buscará, ainda, promover a acessibilidade a todos, incluindo as pessoas com deficiências.

TWITTER E FACEBOOK AJUDAM A AMPLIAR DIÁLOGO E MONITORAR GESTÃO

A Prefeitura de Bayeux participará das redes sociais Twitter e Facebook, que constituem ferramentas estratégicas para estabelecer diálogo com os cidadãos, divulgar as ações e projetos da municipalidade e auxiliar na avaliação da administração pública.

A adesão ao Twitter ampliará o número potencial de pessoas que se informam sobre as ações da Prefeitura e emitem suas opiniões. Possibilitando que a Prefeitura incremente suas coberturas jornalísticas de eventos, uma vez que as redes permitem transmissões ao vivo de imagem e som, além da cobertura com textos e fotos de maneira mais instantânea que os outros canais utilizados. Além disso, os perfis no Twitter contribuem para estimular os internautas a navegarem no portal institucional, por meio da oferta de assuntos de interesse.

Destaca-se, ainda, que o Twitter auxilia o monitoramento da gestão, já que o poder público capacita-se a ouvir as críticas diretamente do cidadão, sem intermediários, em uma relação madura que escuta vozes divergentes. Essas críticas serão usadas pela municipalidade para aprimorar a construção de suas políticas.

Facebook

A Prefeitura contará com a página (facebook.com/bayeuxonline). Lá estarão disponíveis vídeos, fotos, arquivos em áudio e textos sobre ações da Prefeitura, com a possibilidade de receber comentários dos internautas.

PREFEITURA DE BAYEUX PODERÁ TER UM CANAL DE TV NA WEB

O Bayeux TV seria o canal de divulgação e comunicação da Prefeitura de Bayeux na web. Divulgando as ações desenvolvidas pela administração pública municipal.

Os vídeos seriam veiculados no portal institucional (www.bayeux.pb.gov.br) e teriam formatos diferenciados e o tempo variando conforme a necessidade das diversas secretarias da Prefeitura. Os audiovisuais podem ter caráter institucional, educativo ou informativo, e o tempo de duração iriam de 30 segundos a 5 minutos. 

A equipe produziria, também, documentários para atender a demandas específicas dos órgãos.

Também ficariam disponíveis no Bayeux TV os vídeos publicitários sobre as ações da Prefeitura, essas inserções teriam duração de 30 segundos.

Marketing

O marketing governamental engloba um conjunto de técnicas e ações cujo objetivo é aumentar a dimensão pessoal/administrativa do executivo ou legislativo perante a população e garantir uma boa imagem. Fazendo uso das mais modernas técnicas do marketing.

O Marketing ajuda o gestor executivo ou parlamentar a ampliar as pontes de comunicação com a sociedade, prestar contas, criar um clima de aceitação e simpatia, reforçar a identidade e identificar os anseios, expectativas e demandas sociais, estabelecendo um clima de confiança e credibilidade. 

Um prefeito, deputado ou vereador precisa sempre se fazer presente durante todo o mandato, pois essa é a melhor forma de ser lembrado durante a campanha eleitoral e garantir a vitória nas urnas. Não se pode desperdiçar a mais poderosa e barata arma do marketing eleitoral de que um político

pode dispor: o próprio mandato.

Serviços

• Planejamento de marketing para governos, secretarias e parlamentares
• Avaliação de governo/pesquisa de opinião
• Diagnóstico e ajuste de imagem/conceito
• Criação da identidade visual do mandato/gestão
• Levantamento dos problemas da população
• Produção de sites
• Telemarketing (disque denúncia/sugestão/crítica)
• Endomarketing (Marketing interno)
• Assessoria de imprensa
• Produção de jornal: interno e externo / Produção de material impresso
• Treinamento de assessores
• Rádio-escuta
• SMS marketing / E-mail marketing / Atuação nas redes sociais 

COMUNICAÇÃO INTERNA: PRINCIPAIS CANAIS 

Um dos grandes desafios das organizações públicas e privadas é promover uma cultura interna de diálogo com os trabalhadores, que estimule a sua participação no processo de gestão da instituição. O processo de estabelecimento de uma comunicação interna transparente, ágil e participativa inclui, entre muitos fatores, a construção de uma rede de canais que garantam a eficiência da comunicação. 

A Coordenação de Comunicação de Bayeux implantará, vários canais de comunicação com os servidores municipais.

Endomarketing 

Os órgãos públicos estão buscando uma melhor prestação de serviços e a prova disso é que algumas esferas de governos estão inclusive normatizando o assunto. Isso significa que a questão da qualidade no atendimento não é assunto exclusivo da iniciativa privada, mas é uma preocupação também da administração pública.

É importante empregar sempre a atenção, o respeito e a cortesia no tratamento a ser dispensado aos usuários. Algumas prioridades devem ser observadas no atendimento como, por exemplo, o tempo de espera, os prazos para o cumprimento dos serviços, as formas de comunicação com os usuários, os procedimentos para atender a reclamações, as formas de identificação dos servidores, e as condições de limpeza e conforto de suas dependências. 

Estes fatores formam o elenco a ser observado pelos órgãos e entidades públicas no estabelecimento dos padrões de qualidade no atendimento.

Como prestador de serviços de qualidade, precisa-se não apenas oferecer atendimento ágil e digno ao cidadão, mas também promover a eficácia na gestão pública.

A comunicação interna é fundamental para o bom funcionamento do endo marketing, que tem como premissa funcionários bem informados, bem preparados e felizes para atender os clientes com qualidade, eficiência e eficácia. Esta é uma forma de realizar o que o marketing defende e preconiza que é o atendimento das necessidades e expectativas da população. 

Imprensa 

A Assessoria de imprensa será responsável pela coordenação da atividade jornalística de toda rede de comunicação, composta pelos assessores de comunicação das secretarias.

Pautas, releases, informações e ações para a imprensa de toda a estrutura de governo serão validadas pela assessoria de imprensa, responsável pela coordenação das atividades e pela orientação dos assessores na condução das pautas e demandas apresentadas pelos veículos de comunicação.

Desta Maneira, todo e qualquer conteúdo jornalístico repassado às redações -releases, notas oficiais e entrevistas – será avaliado, ajustado e aprovado pela Assessoria de imprensa da Coordenação de Comunicação.